Campinas virou sertão

Na década de 90 tocavam muitas músicas nas rádios pop/rock. O público era muito menos ligado ao modismo como vemos atualmente. Hoje em dia, as bandas são retrô, Arctic Monkeys, The Keys, Adele, entre outros; as roupa são retrô, logo as cabeças buscam algo no passado.

Muitos bares da cidade fecharam porque não se atualizaram, caíram em uma mesmice sem tamanho. Bandas tocando cover de artistas que ninguém mais deseja ouvir.

Muitos artistas de qualidade apareceram, consequentemente os cachês aumentaram muito e as entradas nos bares ficaram caríssimas. Entre gastar 50 reais para entrar em uma casa noturna e mais 50 reais em consumação, muitos preferem economizar e investir um valor mais alto em um show do Iron Maiden, por exemplo.

ImageEsse é um dos motivos das casas que faliram. Elas ficaram para trás porque não se atualizaram, não se adaptaram ao mercado do seu publico-alvo, simplesmente mudam a identidade do local. O público está cada vez mais exigente. Quem gosta de rock, quer ver rock. Abrir uma casa noturna visando apenas o lucro e não atender às expectativas do público, não se prepararem para as mudanças, não funciona.

Um exemplo é a música sertaneja. O público gostava de sertanejo, depois sertanejo universitário, em seguida sertanejo com arrocha, e por fim sertanejo com funk. As casas noturnas precisam acompanhar essas mudanças, não apenas nas cabines dos djs, e sim em toda estrutura da casa.

A cena musical de Campinas foi rica no final de 80 e 90, marcada por bandas como os Muzzarelas, Kama Sutra, Kretinos, Rei Lagarto, entre outras. Enquanto que, atualmente, sinto que há um certo desânimo por parte dos músicos, que não transmitem com tanta energia os seus sentimentos. Casas como Hammer, Ferro Velho e Delta Blues foram relevantes na dinâmica da cidade durante estes períodos. É uma pena que a essência do rock tenha se perdido um pouco em Campinas.

Fábio Calicchio, ex-vocalista da banda Vegas Locomotive.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s